BOA NOITE GENTE, TANTOS FILMES PRA FALAR E COMENTAR E RECOMENDAR, VOU ME DETER NO FILME QUE ASSISTI NA SEGUNDA-FEIRA PASSADA E ONTEM FUI REVÊ-LO E RECOMENDO O FILME, NÃO SÓ PELO SABOR DELICIOSO DA COMIDA COMO TAMBÉM NOS ASPECTOS DE RELAÇÕES HUMANAS E O MUNDO DA TECNOLOGIA, QUE SOMADOS FAZ-SE UM UM FILME DE ÓTIMA QUALIDADE.
O FILME EM QUESTÃO É CHEF DO DIRETOR E ATOR JON FAVREAU, CONHECIDO PELO DIRETOR DO HOMEM DE FERRO, ELE FAZ UM FILME INDEPENDENTE, MUITO BOM POR SINAL QUE É O CHEF, COM UM ÓTIMO ROTEIRO E PRENDE O ESPECTADOR ATÉ O FIM. TRATA-SE DE NÃO APENAS DO UNIVERSO DE COMIDA COMO TAMBÉM NOS ASPECTOS HUMANOS E TECNOLÓGICOS. CHEF TEM TUDO ISSO.
VAMOS AO ENREDO DO FILME, O QUAL NOS CONTA SOBRE A VIDA DO CHEF CARL CASPER (JON FAVREAU) EXCELENTE NO QUE FAZ EM RELAÇÃO A COMIDA E PROCURA INOVAR NO MENU E COM TALENTO DE MANEJAR E SABOREAR A COMIDA COMO NINGUÉM, TRABALHA NUM RESTAURANTE CUJO DONO É RIVA (DUSTI HOFFMAN) QUE SÓ QUER QUE ELE FAÇA O MENU DA CASA, NÃO DEIXA CARL FAZER O QUE ELE SABE FAZER DE MELHOR, NAS VARIEDADES GASTRONÔMICAS. CARL É CRIATIVO E PROCURA FAZER O QUE TEM DE MELHOR, JUNTO COM SEUS FUNCIONÁRIOS, DENTRE ELES MARTIN (JOHN LEGUIZAMO) E MOLLY (SACARLET JOHANSSON) A RECEPCIONISTA. OCORRE AS DIVERGÊNCIAS ENTRE O PROTAGONISTA E O CHATO DO RIVA, AINDA MAIS QUE VEM COMPARECER O FAMOSO CRÍTICO PARA FAZER A AVALIAÇÃO DA COMIDA. CARL QUE APRESENTAR O QUE HÁ DE INOVADOR NO RAMO DA CULINÁRIA, ENQUANTO O PATRÃO QUER ELE SIGA O TRADICIONAL. IMPOSSIBILITADO DE FAZER O QUE QUERIA, ELE SEGUE A RECEITA DE RIVA E O RESULTADO QUE O CRÍTICO NÃO GOSTA E FAZ DESDÉM DO CHEF E ISSO DESANIMA.
TALENTO PARA FAZER COMIDAS PARA DEGUSTAR, O NOSSO PROTAGONISTA TEM DE SOBRA MAS QUANDO PÕE LIMITAÇÕES NO TRABALHO, ENTRE ELAS DO PATRÃO NÃO DEIXAR QUE CARL SIGA SUA PRÓPRIA RECEITA, DEIXA FRUSTRADO. NO RAMO PROFISSIONAL ELE É ÓTIMO. NO RAMO FAMILIAR TEM PROBLEMAS COM O FILHO PERCY, QUASE NÃO TEM PRA HORA OU CONVERSA COM ELE E SÓ O VER ESPORADICAMENTE. SUA EX ESPOSA INÊS TENTA CONVENCÊ-LO (O PROTAGONISTA) A ABRIR O PRÓPRIO CARRO DE COMIDA.
EM UM MOMENTO COM PERCY, O PROTAGONISTA, AJUDADO PELO SEU FILHO, ABRE O TWITER E PENSANDO QUE SÓ ESTÁ MANDANDO SÓ PARA O CRÍTICO, SEM SABER ACABA MANDANDO PARA TODAS AS PESSOAS PASSAM A LER E COMEÇAM O EMBATE PARA ELES, ATÉ QUE NO RESTAURANTE OCORRE A EXPLOSÃO E O DESAFO DO CHEF. COM ISSO ELE É DEMITIDO.
SEM TER O QUE FAZER, O PROTAGONISTA ACEITA A SUGESTÃO DA INEZ DE ACOMPANHÁ-LA COM PERCY NA VIAGEM EM MIAMI. E É A PARTIR DAÍ QUE AS COISAS VÃO MUDAR PARA O NOSSO HERÓI (PROTAGONISTA, SE PREFERIR), AJUDADO E FINANCIADO PELO PRIMEIRO MARIDO DE INÊS, ELE CONSEGUE UM CARRO PARA LANCHES, SUJO E VELHO MAS QUE VEM A CALHAR, E JUNTO COM O FILHO VÃO REFORMAR E FAZER OS AJUSTES. NESSA CENA ENTRA O MARTIN, QUE SABENDO DA NOVIDADE DE CARL, ELE DEIXA O CARGO DE SUBCHEFE E VAI COM ELE PRA MIAMI E EMBARCAR NESSA AVENTURA, JUNTAMENTE COM PERCY E PASSAM POR EXPERIÊNCIAS INCRÍVEIS E O RELACIONAMENTO DO CHEF E PERCY COMEÇA A FLUIR E SE TORNAM PARCEIROS NO TRABALHO E DIALOGAM MAIS.
EM RELAÇÃO AO MARTIN HÁ ALGO PARA SER ANALISADO E QUE MERECE DESTAQUE QUE ME FOI TOCANTE: A AMIZADE. ELE DEIXOU O QUE TINHA PARA PARTICIPAR DESSA JORNADA. ISSO MOSTRA O RESPEITO QUE ELE TINHA PELO PROTAGONISTA, SEMPRE O CONSIDEROU COMO AMIGO E COMPANHEIRO, SEMPRE INCENTIVANDO E ESSA DEDICAÇÃO (AMIZADE, SE PREFERIR) É DEMONSTRADA PELA ATITUDE. POUCOS SÃO OS AMIGOS QUE APOIAM O PROJETO DO OUTRO E EMBARCAR NA VIAGEM. MARTIN É DESSE AMIGO QUE ESTÁ PRONTO PARA TRABALHAR E AJUDAR O AMIGO QUANDO MAIS PRECISA. NÃO SÓ AJUDAR COMO ACABA SENDO PRAZEROSO EM ESTAR PERTO DO CHEF E DE PERCY.
COM CARL, PERCY E MARTIN, O TRIO ESTÁ COMPLETO E SEGUEM VIAGEM COM CARRO DE LANCHE. MUITAS AVENTURAS SÃO FEITAS. E É ATRAVÉS DO TWITER POR MEIO DE PERCY QUE ASPESSOAS VÃO FAZENDO FILA PARA EXPERIMENTAR OS SABORES QUE ELES TÊM PARA OFERECER PARA O PÚBLICO, COMO TRABALHO EM EQUIPE. EM RELAÇÃO A TECNOLOGIA, NO CASO A INTERNET TEVE DOIS APESCTOS, UM NEGATIVO QUE FOI A EXPLOSÃO DO CHEF EM REDE NACIONAL (O QUE OCASIONOU SUA DEMISSÃO), E O POSITIVO FOI PERCY MANDANDO AS PESSOAS ONDE ELES, OU MELHOR, POR ONDE ELES PASSARIAM A TRUPE DA COMIDA, OFERECENDO O QUE TEM MAIS SABOROSO DA COMIDA OU LANCHE. ALÉM DISSO, O VÍDEO DÁ UMA PROPORÇÃO AO PROTAGONISTA, O QUE TORNA NESSA VIDA UM PRAZER E SE REDESCOBRE A SI MESMO, COM SEU FILHO E COM MARTIN, ATÉ CHEGAR AO CONFRONTO DO CRÍTICO. COMO SERÁ O CONFRONTO? FICOU CURIOSO, CORRA ATÉ O CINEMA MAIS PRÓXIMO E NÃO DEIXE DE CONFERIR. O FILME É ÓTIMO.
O FILME É MUITO MAIS QUE UM ROAD-MOVIE, TRATA-SE DE RELAÇÃO DE AMIZADE, FAMÍLIA E TECNOLOGIA, A QUAL PODE SER USADA TANTO PARA O BEM COMO PARA O MAL. O FILME É MUITO BEM REALIZADO E ESTÁ EM CARTAZ NOS CINEMAS. O FILME CHEF EXTRAI O QUE É DE MELHOR, E MOSTRA QUE NÃO PRECISA DE UM BLOCKEBUSTER. BASTA TER UMA IDÉIA ORIGINAL OU ADAPTADA BEM FEITA, UM ÓTIMO ROTEIRO, COM BOM ELENCO E UMA TRILHA SONORA EFICIENTE E ATRAENTE, QUE CONQUISTA O ESPECTADOR. O FILME CHEF APRESENTA TUDO ISSO.
MEU CONTATO COM ESSE FILME DEU-SE QUANDO ESTAVA ASSISTINDO O FILME JUNTOS E MISTURADOS NA CINÉPOLIS DO BOULEVARD SHOPPING E VI A FOTO FILME, NÃO VI O TRAILER, OLHEI SÓ A IMAGEM E ME ATRAIU E QUANDO SOUBE QUE ESTREARIA EM BELÉM FUI CORRENDO PARA ASSISTIR E GOSTEI MUITO DO VI E DEU UM BOM PÚBLICO. NA PRIMEIRA VEZ QUE ASSISTI TINHA DUAS SESSÕES E NA SEGUNDA SEMANA TINHA APENAS UMA SESSÃO. NÃO ENTENDO COMO UM ÓTIMO FILME E QUE TEM UM GRANDE PÚBLICO, NA OUTRA SEMANA SÓ GANHA UMA SESSÃO. É O FILME QUE PRECISA SER VISTO E REVISTO QUANTAS VEZES FOR NECESSÁRIO. VALE A PENA ASSISTIR. APROVEITEM QUE ELE ESTÁ EM CARTAZ. ESPERO QUE O FILME CHEF TENHA UMA CARREIRA VITORIOSA NOS DEMAIS CINEMAS DO BRASIL. ASSISTAM SEM FALTA. MAS AVISO, O FILME FOI COLOCADO COMO GÊNERO COMÉDIA. ELE NÃO É COMÉDIA E SIM UMA AVENTURA DRAMÁTICA, O QUE NÃO DESMERECE O FILME, PELO CONTRÁRIO, O FILME CHEF É IMPERDÍVEL.
COTAÇÃO: EXCELENTE